Defesa Civil inicia projeto em Escolas Municipais de Ribeirão Pires

Criado em 23/09/2015

"Brincando a fim de formar” reúne mais de 400 crianças em duas escolas da rede municipal de ensino da Estância

A equipe da Defesa Civil de Ribeirão Pires iniciou na semana passada o projeto educativo “Brincando a fim de formar”, nas Escolas Municipais Angelina Denadai Bertoldo, no bairro Colônia, e Maria Siqueira de Paula, no Pilar Velho. As duas unidades foram as primeiras escolas a receber o projeto que atende cerca de 460 crianças, entre 3 e 6 anos.

O projeto demonstra de forma lúdica temas como o perigo ao soltar pipas em dias de tempestade; cuidados em épocas de chuvas; enchentes; desmatamentos; desabamentos; afogamentos; cuidado com os animais; entre outros assuntos.

O "Brincando a fim de formar" também utiliza fantoches para ilustrar alguns temas. Edinho é o herói das histórias, o personagem espanta os vilões que fazem mal a natureza ao destruir árvores, jogar lixo no chão e descuidar da cidade. A missão das crianças, junto ao Edinho e tia Larissa, ou tio Lucas (ambos da Defesa Civil), é reconstruir o lugar através de números e letras colocados nas figuras para resolver os problemas. A equipe também informa o número da Defesa Civil (199) para contato em casos de emergência.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Miguel Luís Filho, a ideia é sempre apresentar projetos que levem informação as crianças e que possam ser usados e repassados com o tempo. "O trabalho da Defesa Civil vem crescendo gradativamente no município, e desta forma, queremos expandir os projetos da equipe, levando aos alunos ensinamentos que poderão ser repassados. Assim, ensinando e brincando formaremos os Agentes Mirins da Defesa", explica.

As próximas unidades atendidas serão as Escolas Municipais Comendador Abdalla Chiedde, no bairro Aliança, e Professora Lavínia de Figueiredo Arnoni, na Vila Mortari. Para acompanhar o cronograma do projeto e outras informações, os interessados  podem entrar em contato 4825-1830.