Guarda Civil Municipal de Ribeirão realiza treinamento com os cães do canil

Criado em 14/09/2015

A Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou na última quinta-feira (10), o treinamento dos cães do canil da GCM do município no campo da Vila Gomes. O treinamento consistiu em testes de obediência, proteção policial e faro de drogas e armas com os três cães do canil.

O canil, tem por finalidade possibilitar a complementação da proteção aos bens, serviços e instalações do município com emprego de cães atuando mediante o planejamento próprio ou como apoio às unidades da Guarda Civil Municipal. Cães treinados tem grande habilidade em operações de busca, captura, resgate, salvamento, patrulhamento e apoio à situações de socorro.

Os GCM's encarregados pelo canil da guarda, Maciel, Belarmino e Vassalo responsáveis pelos cães Artemis e Maila, fêmeas da raça Pastor Belga Malinois e Thor, macho da raça Pastor Alemão iniciaram o treinamento dos cães que apresentaram resultados positivos. Os animais apresentaram brilhantes faros encontrando objetos escondidos pelos encarregados, qualidade na busca de entorpecentes e armas.

Por fim, tendo como figurante o GCM Maciel, a equipe da GCM realizou um teste de abordagem, com e sem reação apresentando a eficiência da fêmea Artemis na proteção do guarda, ataque e condução do bandido até as viaturas demonstrando a qualidade do serviço policial efetuado pela equipe do Canil da Guarda Civil Municipal.

Ribeirão Pires ganhou no ano de 2013 este grande reforço para proteção dos moradores e do patrimônio público. Segundo o secretário de Segurança Pública, Tales Aramis, os cães são essenciais no apoio em conflitos, resgate de vitimas e outras ações. "Os cães nos auxiliam em situações reais de risco, protegendo os guardas de possíveis acidentes, ataques de bandidos e farejando até onde a visão dos GCM's não alcança, encontrando armas e entorpecentes", finaliza.