Programa Educacional de Trânsito forma nova turma no sábado (12)

Criado em 08/09/2015

Curso com mais de 18 horas de duração para cerca de oitenta crianças com idade entre oito e nove anos forma cidadãos conscientes para trânsito humanizado

No próximo sábado (12), acontecerá a formatura da segunda turma do Programa Educacional “Trânsito na Escola”, realizado pela Secretaria de Transportes e Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia. O evento será realizado na Escola Municipal Professora Lavínia de Figueiredo Arnoni, às 9h. Cerca de oitenta crianças, com idade entre sete e oito anos, participaram do aprimoramento.

O Programa Educacional Trânsito na Escola complementa um dos pilares do Projeto de Educação para o Trânsito, idealizado e posto em prática no município desde agosto de 2013, desenvolvendo ações educativas sobre trânsito em escolas, ONGs, eventos, empresas e nas próprias ruas. O conteúdo faz parte da matéria curricular obrigatória e é trabalhado de forma interdisciplinar com geografia, história e ciências, por exemplo.

No ano passado, mais de 49 alunos de outra escola municipal da cidade participaram do curso e receberam, inclusive, certificado de conclusão comprovando a formação como multiplicador. Foi a primeira vez que um curso contínuo foi oferecido a crianças com idade entre oito e nove anos por um período de quatro meses, com aulas semanais sobre o tema.

“Com este curso não estamos querendo formar futuros condutores, nosso foco principal é formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humanizado. Queremos que o aluno aprenda que o trânsito é um espaço democrático e possui lugar para todos, basta haver o respeito. Enfatizamos também a consciência ambiental no trânsito, junto com a importância da utilização dos meios de transportes alternativos e não poluentes”, explicou o secretário de Transportes e Trânsito, Rubens de Almeida Sousa.

Apresentações lúdicas

Risadas, música e muito conhecimento. O teatro de mímicos apresentado aos alunos da Escola Municipal Lavínia de Figueiredo Arnoni faz parte do Programa Educacional de Educação no Trânsito em curso inovador e pioneiro na região do ABC. A peça, encenada por dois educadores de trânsito vestidos de mímicos, conta a história da cidade de Ribeirão Pires, explicando como o município se tornou rota para quem era da região e seguia para o litoral, explicando a evolução dos transportes, iniciados por cavalos, passando pela Maria Fumaça, até chegar aos carros, ônibus e caminhões pela serra do mar.

O que não faltou foram referências que prendem a atenção dos alunos, com brincadeiras e truques de mágica para que eles não desgrudem os olhos dos artistas. “As crianças assimilam o conteúdo de forma lúdica e passam a entender o próprio papel enquanto pedestres, ciclistas e fiscalizadores dos próprios pais, tios, amigos e familiares. O projeto cria consciência desde já sobre o papel desses alunos e os tornam disseminadores do conhecimento, repassando o que aprendem”, completou Sousa.

“Trânsito também é coisa de criança”

Na Educação Infantil, o programa “Trânsito também é coisa de criança” trabalha o tema com crianças de dois a sete anos que recebem a primeira formação sobre trânsito ao brincarem com jogos lúdicos.

No mini circuito, por exemplo, os mais novos podem usar o velotrol (triciclo infantil), e os mais velhos usam bicicleta. Antes da brincadeira, os alunos aprendem sobre a importância dos meios de transporte alternativos e saudáveis e também como um instrumento de diversão.

Serviço – Formatura “Trânsito na Escola”

Local: Escola Lavínia Figueiredo Arnoni

Endereço: Avenida Humberto de Campos, 70, Vila Mortari (Centro Alto).

Início: 9h