Ribeirão Pires diminui Índices de Criminalidade

Criado em 27/08/2015

Ações municipais para melhoria da segurança estão refletindo na diminuição dos índices de criminalidade do município, conforme comparativo entre os anos de 2014 e 2015, apresentado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado

Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo divulgou o comparativo dos Índices de Criminalidade entre os meses de julho de 2014 e 2015. Ribeirão Pires foi a segunda cidade do Grande ABC com a maior queda no índice de roubo de veículos (-55,56%). Em julho de 2014 foram registrados 18 casos e no mesmo mês em 2015 foram registrados oito casos.

Este ano, a Estância não registrou casos de homicídio e já vinha apresentando queda neste índice desde 2014, quando foram registrados duas ocorrências. O índice de furto de veículos apresentou uma queda de -28,27%. Em julho de 2014 foram registradas 35 ocorrências e no mesmo período neste ano foram registrados 25 casos de furto de veículos.

Em maio, o comparativo entre os meses de abril de 2014 e 2015 apontou que o município de Ribeirão Pires teve uma diminuição nos casos de homicídio, roubo e furto de veículos. Em relação ao roubo e furto, a queda pode também ser explicada pela fiscalização aos desmanches e outros pontos de comércios de acessórios, resultando numa queda de -19,23%, passando de 26 para 21 casos no número de roubos. Já os casos de furto tiveram uma diminuição de    -4,55%.

Ribeirão Pires, entre os meses de janeiro e abril de 2015, apresentou uma diminuição nas ocorrências de roubo de veículos (-47,30%) em relação ao ano anterior. Para a Secretaria de Segurança Pública, o resultado representa os esforços das Polícias Militar e Civil em combate ao crime, dessa forma a cidade se destaca em segurança. Vale lembrar que em Ribeirão Pires a segurança pública acontece em parceria entre as Polícias com apoio da Guarda Municipal Civil.

Ações preventivas

Na última quinta-feira (20), foi realizada uma ação integrada entre a Polícia Civil, Militar e a GCM de Ribeirão Pires acompanhada pelos cães do Canil da Guarda Civil Municipal. Chamada de Operação Orion, a ação preventiva feita mensalmente, durou 24 horas e percorreu vários bairros da Estância, como o Centro Alto e diversos bairros afastados. Na operação foram apreendidos veículos irregulares.

O destaque ficou por conta da cadela Maila (Pastor Belga Malinois), responsável por encontrar drogas dentro de um veículo. O material estava escondido na mochila do motorista, no assoalho e no câmbio do veículo. “A Maila teve êxito na operação”, afirmou a secretária adjunta Regina Bertoldo. “Ela foi fundamental para o bom andamento da ação”, concluiu.

Outras ações

Somente em 2015, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires fez diversos investimentos na área da segurança. Em maio, foi inaugurada a nova Base da GCM, no Centro Alto. Com a extensão dos serviços foi possível reforçar o patrulhamento do bairro, medida que atendeu solicitações dos moradores desta região do município. O local funciona 24 horas, com intensificação das rondas.

Também este ano, a Prefeitura iniciou as instalações das câmeras do Sistema de Videomonitoramento. No total serão 29 locais monitorados por 24 horas, com 36 equipamentos que serão instalados, definidos pelo alto índice de criminalidade.

Os pontos de instalação dos equipamentos foram pré-definidos após estudo realizado pela Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires em conjunto com a Polícia Militar, de acordo com o sistema de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Com investimento Municipal de R$ 1,5 milhão, além das câmeras, a sede da Guarda Civil Municipal também abrigará a Sala de Videomonitoramento. Monitores, computadores e provedor já estão no local. Uma equipe também será treinada para uso correto dos equipamentos.

No mês de junho, foram entregues quatro novas viaturas para intensificar rondas e atendimentos às ocorrências no município. A verba para a aquisição das viaturas é oriunda de Convênio com o Governo Federal e verba municipal. Foram aplicados R$ 128.868,00 através de emendas do Governo Federal e R$ 77.483,06 de contrapartida de verba municipal. Os novos equipamentos são parte do investimento da Prefeitura em Segurança Pública na Estância, que tem como objetivo atender prontamente as ocorrências, além de reforçar o patrulhamento pela cidade.

Em agosto, a Prefeitura deu início ao projeto de Ronda Escolar. Na ocasião também foi entregue ao Grupamento de Choque de Ribeirão Pires, equipamentos como sprays de pimenta, dois lançadores de munições não letais, projéteis médio de longo alcance, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para reforço da Ronda Escolar. Este material ficará a disposição para as equipes da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais).

O secretário de Segurança Pública, Tales Aramis, falou sobre a importância da ronda escolar para o município. “A Ronda é mais um instrumento preventivo para a população, que visa a proteção e segurança das crianças e adolescentes do município e dos patrimônios como escolares e creches”, explicou Tales.

A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas ao principal canal de comunicação com o munícipe que é o “Disque 153”, número destinado à atender chamados para casos como vandalismo; pichações; danos ao patrimônio público; crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.