UPA de Ribeirão Pires atende cerca de 10 mil pacientes por mês


Criado em 27/08/2015

Secretaria de Saúde e Higiene da Estância divulgou dados de atendimentos realizados até o mês de julho de 2015

 

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires apresentam números de atendimentos realizados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia no primeiro semestre de 2015. No total, foram atendidos mais de 60 mil pacientes.

A paciente Sonia Maria da Silva, de 51 anos, moradora do bairro Santa Rosa, atentou ao atendimento feito para munícipes de outras cidades. “O atendimento continua bom, fui muito bem tratada por toda equipe, mas o tempo de atendimento é um fato que deve ser melhorado, as pessoas de outras cidades aumentam a demanda e o nosso tempo de espera”, afirmou Sonia.

Muitas pessoas desconhecem, mas o atendimento realizado na UPA segue determinações do Protocolo de Manchester, utilizado mundialmente para estabelecer as prioridades diferenciadas por cores. Cada cor de classificação determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente, de forma a não comprometer a sua saúde. Quanto ao significado das cores, o paciente classificado como vermelho deve ser atendido de imediato, ou seja, tempo zero. As demais cores laranja, amarelo, verde e azul devem ser atendidas em tempo máximo de 10 minutos, 60 minutos, 120 minutos e 240 minutos respectivamente.

Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, cerca de 30% dos mais de 10 mil atendimentos realizados pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia por mês, são de pacientes de municípios vizinhos como Rio Grande da Serra, Suzano e Mauá. Angelina Lima, de 24 anos, moradora do bairro Soma, elogiou o atendimento. “Fui bem atendida em todos os setores da UPA, hoje achei o atendimento mais rápido”, afirmou a paciente.

A UPA Santa Luzia está localizada na Estrada da Colônia, 2.959 - Santa Luzia, atendendo 24 horas em todos os dias da semana.