Ribeirão Pires assina convênio para projetos "Alimente-se bem" e "Sabor na medida certa"

Criado em 26/08/2015

O objetivo é incentivar o aproveitamento dos alimentos, apresentando cozinha móvel didática na cidade

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), firmou convênio nesta quarta-feira (26) para implantação dos projetos “Alimente-se bem” e “Sabor na medida certa”. Ao lado dos representantes do SESI, o prefeito Saulo Benevides assinou documento para que o caminhão seja trazido entre os dias 30 de novembro e 14 de dezembro.

O projeto prevê uma unidade de cozinha móvel didática na cidade que leva à população técnicas de alimentação saudável e segura, com foco no aproveitamento integral dos alimentos. Serão 10 turmas com 30 alunos cada, totalizando mais de 300 moradores beneficiados.

Os cursos oferecerão aulas teóricas e práticas onde são apresentadas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e que dão origem a pratos saborosos, saudáveis, nutritivos e sobretudo econômicos. Além disso, trará orientação sobre o preparo de alimentos em casos de colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes e obesidade.

A agente de relações com o mercado, Ângela Maria de Couto Sanches, ressaltou a importância das aulas para a população. "Nosso projeto tem como foco a conscientização das pessoas sobre o total aproveitamento dos alimentos para que as famílias saibam utilizar de maneira certa", afirmou.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sonia Garcia, afirmou que um projeto como esse traz um novo conceito de como economizar. “É importante que os munícipes aprendam como utilizar os alimentos, pois por falta de conhecimento sobre o valor nutricional dos talos, folhas e cascas e como aproveitá-los nos pratos, eles acabam indo para o lixo. Esse curso nos auxilia a não desperdiçar", explicou.

As inscrições são feitas antecipadamente pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com os documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência. Os menores de 18 anos deverão realizar inscrição acompanhados dos pais ou responsável. As vagas são limitadas.

Serviço: A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social está localizada na Avenida Miguel Prisco, 53, Centro. – Segundo andar (em cima do Banco do Brasil).