Segurança Pública realiza operações preventivas em Ribeirão Pires

Criado em 24/08/2015

Ação integrada entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, além da aquisição de equipamentos são investimentos da Prefeitura visando a melhoria da segurança municipal

Na última quinta-feira (20), foi realizada uma ação integrada entre a Polícia Civil e a GCM acompanhada pelos cães do Canil da Guarda Civil Municipal. Chamada de Operação Orion, a ação preventiva feita mensalmente, durou 24 horas e percorreu vários bairros da Estância, como o Centro Alto e diversos bairros afastados. Na operação foram apreendidos veículos irregulares.

O destaque ficou por conta da cadela Maila (Pastor Belga Malinois), responsável por encontrar drogas dentro de um veículo. O material estava escondido na mochila do motorista, no assoalho e no câmbio do veículo. “A Maila teve êxito na operação”, afirmou a secretária adjunta Regina Bertoldo. “Ela foi fundamental para o bom andamento da ação”, concluiu.

Outras ações

Somente em 2015, a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires fez diversos investimentos na área da segurança. Em maio, foi inaugurada a nova Base da GCM, no Centro Alto. Com a extensão dos serviços foi possível reforçar o patrulhamento do bairro, medida que atendeu solicitações dos moradores desta região do município. O local funciona 24 horas, com intensificação das rondas.

Também este ano, a Prefeitura iniciou as instalações das câmeras do Sistema de Videomonitoramento. No total serão 29 locais monitorados por 24 horas, com 36 equipamentos que serão instalados, definidos pelo alto índice de criminalidade.

Os pontos de instalação dos equipamentos foram pré-definidos após estudo realizado pela Secretaria de Segurança Pública de Ribeirão Pires em conjunto com a Polícia Militar, de acordo com o sistema de Informações Criminais (Infocrim), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

Com investimento Municipal de R$ 1,5 milhão, além das câmeras, a sede da Guarda Civil Municipal também abrigará a Sala de Videomonitoramento. Monitores, computadores e provedor já estão no local. Uma equipe também será treinada para uso correto dos equipamentos.

No mês de junho, foram entregues quatro novas viaturas para intensificar rondas e atendimentos às ocorrências no município. A verba para a aquisição das viaturas é oriunda de Convênio com o Governo Federal e verba municipal. Foram aplicados R$ 128.868,00 através de emendas do Governo Federal e R$ 77.483,06 de contrapartida de verba municipal. Os novos equipamentos são parte do investimento da Prefeitura em Segurança Pública na Estância, que tem como objetivo atender prontamente as ocorrências, além de reforçar o patrulhamento pela cidade.

Em agosto, a Prefeitura deu início ao projeto de Ronda Escolar. Na ocasião também foi entregue ao Grupamento de Choque de Ribeirão Pires, equipamentos como sprays de pimenta, dois lançadores de munições não letais, projéteis médio de longo alcance, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral para reforço da Ronda Escolar. Este material ficará a disposição para as equipes da ROMU (Rondas Ostensivas Municipais).

O secretário de Segurança Pública, Tales Aramis, falou sobre a importância da ronda escolar para o município. “A Ronda é mais um instrumento preventivo para a população, que visa a proteção e segurança das crianças e adolescentes do município e dos patrimônios como escolares e creches”, explicou Tales.

A GCM pode ser acionada por meio de ligações telefônicas diretas ao principal canal de comunicação com o munícipe que é o “Disque 153”, número destinado à atender chamados para casos como vandalismo; pichações; danos ao patrimônio público; crimes contra o meio ambiente, entre outras infrações.