Secretarias > Transporte e Trânsito

Outros serviços:

• Travessia de Pedestres

Os agentes de trânsito realizam um importante trabalho diário de travessia em vias da cidade. Essa ação de intensa fiscalização mudou o comportamento de pedestres e condutores.

• Operação Visibilidade

De caráter preventivo e repressivo às infrações de trânsito e acidentes, os agentes de trânsito empregam neste trabalho todo conhecimento de legislação de trânsito e a percepção de detectar as anormalidades do sistema viário municipal. A ação também ajuda a coibir a violência, aumentando a segurança em espaços públicos, colocando agente bem posicionado, com viatura caracterizada e munido de comunicação acessível.

• Retirada de veículos abandonados em vias públicas

Em dezembro de 2013 passou a vigorar a Lei n⁰ 5.777/13 que dispõe sobre a retirada de veículos abandonados nas vias públicas. Estes veículos abandonados representam um grande perigo para sociedade, porque acumulam água e lixo e podem ser foco de proliferação de insetos, além de atraírem roedores.

Para colaborar com essa ação, é possível fazer denúncias através dos telefones (11) 4825-5083 (STT) / (11) 4825-5123 (Base Operacional) / 156 (Ouvidoria Municipal).

• Intervenção viária e interdições de logradouros

Para qualquer intervenção viária ou interdição de ruas e avenidas é preciso autorização da Secretaria de Transporte e Trânsito. Motivos diversos fazem com que as pessoas precisem fazer uma intervenção na via: obras de concessionárias, eventos, festas, entre outras. Também interditar parcial ou totalmente uma ou mais vias públicas: obras nas calçadas, atos públicos, entre outros.

De acordo com o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro, nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco a segurança, deve ser iniciada sem permissão prévia do órgão de trânsito competente.

Para solicitar a interdição, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

• Encaminhar ofício para a Secretaria de Transporte e Trânsito, com nome, endereço e telefone para contato;

• Especificar no ofício o tipo de evento, data, horário, duração, quantidade de pessoas envolvidas, equipamento necessário e demais informações relevantes. Um responsável da Secretaria de Transportes e Trânsito irá ao local para analisar a solicitação. Se ficar constatado que é possível realizar a interdição, o solicitante será informado e orientado.