Secretarias > Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia

Cultura

* A ser instituído

** A ser regulamentado

Escolas Municipais de Artes:

- Escola Municipal de Artes Plásticas Ítalo Turriani

- Escola Municipal de Dança

- Escola Municipal de Música Maestro Alfredo Della Ricca

- Escola Municipal de Teatro Arquimedes Ribeiro

Espaços Culturais do Município:

- Centro de Exposições e História de Ribeirão Pires

- Museu Histórico Municipal Família Pires

- Palco Central (Praça Ernest Solvay)

- Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias

- Teatro Municipal Euclides Menato

- Tenda Multicultural

Espaços Culturais Concedidos:

- Armazém Ferroviário da extinta RFFSA (concedido para uso público pela Secretaria do Patrimônio da União – SPU / Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento)

Bens Culturais Protegidos por Lei:

- Igreja Nossa Senhora do Pilar

- Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pires

Conselhos Municipais de Participação:

- Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC**

- Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural e Natural

Documentos de Pactuação de Metas com a Sociedade Civil:

- Plano Municipal de Cultura*

- PPA – Plano Plurianual Participativo do ABC 2013 (relatório)

- Conferência Municipal de Cultura 2013 (relatório)

- Conferência Municipal de Cultura 2009 (relatório)

 

Mapeamento da Cultura:

- Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC)*

Fomento:

- Ribeirão Cultural (Programa Municipal de Fomento a Iniciativas Culturais – PROMFIC) **

Fundos:

- Fundo Municipal de Cultura – FMC**

Capacitação Técnica:

- Programa Municipal de Formação na Área da Cultura – PROMFAC*

Legislação:

- Lei do Artista (Nº 5.765/2014)

- Lei do Sistema Municipal de Cultura (Nº 0.000/2014)

- Lei de Proteção do Patrimônio Cultural e Natural (Nº 4.235/1999)

 

Espaços Culturais:

Escola Municipal de Artes Ítalo Turriani: Rua Dr. Yurtaka Ishihara, 220 - Jardim Pastoril.

Escola Municipal de Dança: Rua Dr. Yurtaka Ishihara, 220 - Jardim Pastoril.

Escola Municipal de Música Alfredo Della Ricca: Praça Ramos de Azevedo, 12 - Vila Aurora - Telefones: (11) 4824-5521.

Escola Municipal de Teatro: Rua Dr. Yurtaka Ishihara, 220 - Jardim Pastoril.

Teatro Municipal Euclides Menato: Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 - Centro - Telefone: (11) 4828-2028.

Tenda Multicultural: Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 - Centro.

Praça Central e Vila do Doce: Rua Boa Vista, sem número – Centro.

Eventos e projetos:

Apresentação da Escola Municipal de Dança: Apresentação de encerramento do 2º semestre de todos os cursos da Escola Municipal de Dança. Um tema é proposto pela escola e as coreografias são realizadas em cima deste tema. Assim, os alunos tomam consciência da necessidade de integração e da importância do comprometimento de cada um com seu curso.

Arte na Vila: Apresentações musicais de artistas locais aos finais de semana no palco da Praça Central.

Aula Pública: Apresentação de encerramento do 1º semestre de todos os cursos da Escola Municipal de Dança. Os alunos ao se apresentarem realizam sequências de aulas e danças coreografadas pelos professores responsáveis, fazendo assim com que os pais tomem consciência das atividades realizadas em salas de aula e da importância do comprometimento de cada aluno com o seu curso.

Baile de Dança de Salão: Confraternização e encerramento do curso de dança de salão.

Boulevard das Artes: Exposições de quadros e obras de arte dos alunos da Escola Municipal de Artes Ítalo Turriani, na Praça Central, todo último sábado do mês.

Carnaval na Praça: Shows que acontecem na Praça Central, com bandas locais que resgatam as tradicionais marchinhas carnavalescas.

Concurso Miss e Mister 3ª Idade: Concurso anual que valoriza a beleza e autoestima dos idosos participantes.

Concurso de Bandas: Concurso promovido anualmente pela Escola Municipal de Música Alfredo Della Ricca. Acontece no palco da Praça Central, onde bandas locais concorrem pela melhor colocação de grupos, estilos musicais etc.

Dançando na Praça: Encontro aberto aos alunos e munícipes, na Praça Central, com o objetivo de proporcionar o acesso gratuito à dança de salão.

Desfile Cívico: Desfile que acontece anualmente no dia 19 de março em comemoração ao aniversário da cidade.

Dia da Consciência Negra: Comemoração à data com apresentações de bandas, danças de vários estilos musicais etc. Acontece anualmente no dia 20 de novembro, na Praça Central.

Dia da Criança Feliz: Comemoração do Dia das Crianças com shows, brinquedos, gincanas etc.

Dia do Idoso: Comemoração com atividades esportivas e recreativas voltadas ao público da 3ª idade.

Encontro de Dança na Praça: Apresentações de companhias da região, com o objetivo de fazer intercâmbio entre as companhias e proporcionar o acesso gratuito à dança.

Festa de Nossa Senhora Aparecida: Tradicional festa em comemoração ao Dia da Padroeira do Brasil com shows e missas valorizando a cultura religiosa católica.

Festa de Santo Antônio: Tradicional festa com shows e missas em comemoração ao Dia de Santo Antônio.

Festa do Pilar: Tradicional festa com shows e missas em comemoração ao Dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Estância.

Festival de Dança: Festival anual que ocorre no palco da Praça Central, onde escolas de dança da cidade concorrem a melhor colocação em apresentação de danças de vários estilos musicais.

Festival do Chocolate: Considerada uma das maiores festas cultural e gastronômica do Estado de São Paulo. Criado para divulgar o potencial turístico da região e do município, oferecendo uma grande variedade de opções de doces e comidas que envolvem o chocolate ou o têm como principal ingrediente, ainda há um espaço para a venda de artesanatos regionais. Outro destaque do Festival do Chocolate é uma programação que envolve apresentações e shows de grandes nomes da música brasileira, internacional e também abrindo espaço para artistas da cidade e da região.

Grupo de Dança da Escola Municipal de Dança: O grupo realiza apresentações em eventos promovidos pela Sectur, bem como apresentações em concursos e festivais da cidade e região. É formado por alunos e munícipes ligados à dança, visando o amadurecimento pessoal e vivência em danças. O projeto divulga o nome da cidade e o trabalho desenvolvido na mesma.

Marcha para Jesus: É um evento internacional que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. É uma festividade que permite expressar ao mundo a comunhão dos cristãos e tem como objetivo unir as Igrejas Cristãs em um ato de expressão pública de fé, amor, agradecimento e exaltação do nome de Jesus Cristo.

Mostra de Teatro: Apresentações gratuitas de peças teatrais criadas pelos alunos da Escola Municipal de Teatro.

Natal Encantado: Evento em comemoração ao Natal que inclui programação cultural e decoração especialmente elaboradas para essa época do ano. Shows de cantatas natalinas, apresentações de dança e teatro, cantores renomados e abertura para artistas da região fazem parte da grade cultural do evento. Na decoração, além de guirlandas, árvore gigante, presépio em tamanho real, postes decorados, árvores de LED e bonecos mecatrônicos, atores contratados para interpretarem personagens como Papai e Mamãe Noel, fadas, anjos, duendes e outros, transformando o Centro da cidade em um espaço totalmente lúdico.

Nosso Teatro é 10: Apresentações de peças teatrais a preço popular.

Paixão de Cristo: Evento católico cristão com apresentação de um espetáculo teatral que narra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

Quinta com Classe: Apresentações bimestrais gratuitas dos alunos da Escola Municipal de Música Alfredo Della Rica. O evento acontece às quintas-feiras, aberto ao público.

Semana da Dança: Tem a finalidade de fazer com que os alunos da Escola Municipal de Dança conheçam novas linguagens e propostas de dança. São promovidas aulas, workshops, filmes, mostras de danças e exposições de trabalhos realizados pelos alunos.

Terça com Dança: Apresentações de dança de companhias da região, do ABCD e São Paulo, com o objetivo de proporcionar o acesso gratuito a diferentes propostas de dança, formação de público e fomentar diferentes linguagens da dança. As apresentações acontecem em uma terça-feira do mês, às 20h, no Teatro Municipal Euclides Menato.

Viajantes Culturais: Promove mensalmente passeios gratuitos. Inclui transporte e ingresso para as atrações. Os roteiros levam os inscritos para museus, feiras, exposições, espetáculos de dança, teatro, musicais, entre outros.