Lei Municipal Nº 143, de 5 de setembro de 1957. Institui o Brasão de Armas do Município de Ribeirão Pires.
- Escudo redondo, partido e cortado, tradicionalmente usado no Brasil.
- No primeiro o vermelho simboliza a luta de todos aqueles que fizeram a Ribeirão Pires de hoje.
- A flor Liz de prata, símbolo de pureza, evoca o seu Santo Padroeiro - São José - e por analogia, a crença religiosa dos munícipes.
- O azul no segundo representa o céu e o clima ameno da Cidade. A cruz de Santo André de ouro lembra o berço onde nasceu Ribeirão Pires; desde a tradicional Vila de Santo André da Borda do Campo, hoje São Bernardo do Campo.
- No terceiro, o verde põe em evidência as terras de cultura da orla municipal, representando ainda a esperança dos munícipes em elevar ainda mais a cidade.
- A faixa prata, em forma de onda, evidencia o tradicional Ribeirão Pires que serpenteia graciosamente dentro do perímetro municipal, e, que emprestando o nome a cidade, dá ao escudo a graça que caracteriza o lendário fio de água.
- A coroa de ouro em cima do escudo é o símbolo universal de emancipação política dos Municípios.
- As chaminés em cor natural que ladeiam o escudo representam o que foi a maior fonte de progresso do Município ? as olarias.
- Na listra prata, as datas 1896 e 1953 representam: o ano em que o povoado foi elevado a distrito e o ano em que o distrito foi elevado à categoria de Município, respectivamente.
- A palavra Ribeirão Pires é a própria denominação da cidade, identificando também o escudo.
BANDEIRA
