Estrutura Organizacional e Competências


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) é composta por:

- Setor de Expediente;

- Divisão de Proteção Básica;

- Divisão de Proteção Especial (de Média e Alta Complexidade);

- Departamento de Apoio e Gestão;

- Seção de Vigilância Socioassistencial.

 

- Setor de Expediente

Responsável por administrar e controlar as atividades do expediente e malote; administrar e coordenar os assuntos relacionados ao controle de materiais de uso comum; administrar a guarda e manutenção do arquivo da Secretaria; administrar e atualizar as agendas físicas e eletrônicas da Secretária da pasta; elaborar apresentações, cronogramas, organogramas, planilhas e relatórios relacionados ao setor, visando à organização e eficiência do serviço público; efetuar levantamento de dados para subsidiar pareceres e relatórios; auxiliar na elaboração de minutas, pareceres, ofícios, portarias, certidões, declarações e atestados; dentre outras tarefas.

 

- Divisão de Proteção Básica

Responsável pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); Serviços de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas; apoio aos Programas de Transferência de Renda; apoio ao Sistema de Informação, Controle e Processamento de Dados; Atende Fácil.

 

Equipamentos de Proteção Básica:

- Atende Fácil

- CRAS Ouro Fino

- CRAS Caçula

- CRAS IV Divisão

- CRAS Centro

 

Entidades parceiras de Proteção Básica referente à 2019 (encaminhamento através do CRAS):

- Associação Ribeirãopirense para Integração Social - ARIS (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - crianças e adolescentes de 06 à 15 anos).

- Associação Brasileira de Ação Social Cristã - ABASC (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - jovens de 18 à 29 anos e adultos de 30 à 59 anos).

- Centro de Referência do Idoso - CRI (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - idosos).

 

- Divisão de Proteção Especial (de média e alta complexidade) 

A Divisão de Proteção Especial de Média Complexidade é responsável pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI); Serviço Especializado em Abordagem Social; Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua; apoio às ações de enfrentamento à violência; apoio à Central de Atendimento Técnico; apoio ao enfrentamento à violência física e psicológica infanto juvenil; Serviço de Redução de Danos.

A Divisão de Proteção Especial de Alta Complexidade é responsável por: Serviços de Acolhimento Institucional, nas modalidades abrigo institucional, casa lar, casa de passagem, casa abrigo, residência inclusiva e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); Serviço de Acolhimento em República; Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

 

Equipamentos de Proteção Especial:

- CREAS

- Reconstruindo Laços (Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 12 anos incompletos).

 

Entidades parceiras de Proteção Especial referente à 2019 (encaminhamento através do CREAS):

- Associação Acolhida com Esperança da Grande São Paulo (Casa de Passagem para homens e mulheres acima de 18 anos).

- Associação Sant'Anna Crianças de Ribeirão Pires (Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 18 anos incompletos).

- Lar Espírita Dr. Adolpho Bezerra de Menezes - LABEM (Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI).

- Assistência Social Viva Bem a Idade Que Tem (Instituição de Longa Permanência para Idosos - ILPI).

- Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência de Ribeirão Pires - APRAESPI (Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias).

 

- Departamento de Apoio e Gestão

Responsável pela gestão financeira e orçamentária; administração e logística; parcerias e contratos; projetos; gestão do trabalho e educação permanente.

 

- Seção de Vigilância Socioassistencial

Responsável pela produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios, bem como do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial.

 

 

Mais informações
Secretária: Elza dos Anjos Iwasaki
Endereço:
Rua Conde de Sarzedas, n. 333 - Bairro: Jardim Pastoril.

E-mail: sads@ribeiraopires.sp.gov.br
Horário de Atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4828-1900



Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires